domingo, 31 de março de 2013

ABAIXO ASSINADO PELA REGULAMENTAÇÃO DO PISO NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE.


ABAIXO ASSINADO..


FOTO: DIVULGAÇÃO.


ABAIXO-ASSINADO: PRESIDENTA DILMA QUEREMOS A REGULAMENTAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL 63/2010, JÁ!


Para: EXCELENTÍSSIMA PRESIDENTA DA REPÚBLICA DILMA ROUSSEFF


Nós agentes de saúde do Brasil, vimos respeitosamente à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado um projeto de lei a Câmara Federal ou ao Senado, para regulamentar a Emenda Constitucional nº 63/2010, que versa sobre o piso nacional dos agentes de saúde de todo Brasil.
Não custa lembrar que graças aos agentes de saúde de todo Brasil, diversos programas sociais são executados, a exemplo do Programa Bolsa Família e Programa Saúde na Escola entre outros.
Aos agentes de saúde cabem o papel de maior importância para o Sistema Único de Saúde-SUS, qual seja exercer suas funções como porta de entrada para os SUS, atuando nas áreas mais remotas do País, arriscando inclusive as suas próprias vidas para levar saúde pública às famílias brasileiras.


PARA ASSINAR CLIQUE AQUI


OBS: AO PREENCHER OS DADOS E ASSINAR, TERÁ QUE IR A CAIXA DE ENTRADA DO E-MAIL PARA CONFORMAR A ASSINATURA.
VAMOS COLOCAR MAIS DE 1 MILHÃO DE ASSINATURAS, NÓS PODEMOS, POIS SOMOS MAIS DE 300.000 MIL AGENTES DE SAÚDE NO BRASIL.


FONTE: COSMO MARIZ.

Postado por BIO ACS às 18:54



Nenhum comentário:

sexta-feira, 29 de março de 2013

AGENTES DE SAÚDE QUE FAZEM OUTRAS ATIVIDADES QUE NÃO SÃO DE SUAS ATRIBUIÇÕES EM SEU TRABALHO.


AGENTES DE SAÚDE QUE FAZEM OUTRAS ATIVIDADES.




FOTO: DIVULGAÇÃO.
É verdade Companheiros e Companheiras de todo País, Muitos agentes de saúde fazem outros atividades na unidade, Que não são suas atribuições como por exemplo: Abrir e fechar a unidade, varrer, lavar banheiros, ficar na recepção da unidade para atendimento, Aferir pressão, aplicar vacina e entregar medicamento na farmácia entre outros.

Companheiros e Companheiras mesmo que você goste, Digo com toda certeza isto pode ser uma falta muito grave e virá um grande problema na sua vida, Que pode chegar a perde o emprego e até mesmo ser detido entre outros.

O agente de saúde quando faz atividades que não é da sua atribuições ele tira a responsabilidade do município para colocar sobre se, Onde esta responsabilidade pode se torna uma culpa muito seria para ele, Alem de deixa sua micro área descoberta.

Uma das mais perigosas que acho é aferir pressão, aplicar vacina e ficar na farmácia para entregar medicamentos, Se tiver uma fiscalização dos órgãos competentes ou se você por ventura entregar medicamento errado ou tiver alguma complicação com o paciente usuário do medicamento, Acredito que pode ser um problema muito serio para o agente de saúde, sendo descoberto ou tendo uma denúncia.

Queros que todos saibam que o pau só quebra do lado mais fraco e com certeza o lado mais fraco vai ser do agente de saúde envolvido na situação e digo ainda mais não espere defesa da gestão, Por isto digo se alguém perdi para você fazer algum trabalho que não seja da atribuição do agente de saúde, Peça um documento dizendo para você fazer a atividade, Assinado e Carimbado pelo mesmo. AÍ VOCÊ VAI ESCULTAR A RESPOSTA !

BIO ACS

COMUNIDADE CATÓLICA NA CAMINHADA PENITENCIAL AO CRISTO DO MAGANO


A comunidade católica de Garanhuns esteve reunida nas primeiras horas desta Sexta-feira Santa, na tradicional Caminhada Penitencial ao Cristo do Magano. Milhares fiéis, oriundos de todas as Paróquias de Garanhuns participaram do momento de fé cristã.

Agora no: http://www.blogdocarloseugenio.blogspot.com.br/2013/03/milhares-de-fieis-participam-de.html

TELEFÉRICO PODE ESTAR MAIS PERTO DE GARANHUNS





O teleférico pode estar mais perto de Garanhuns do que muita gente imagina. O Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, deu a entender que o equipamento pode ser implantado em Garanhuns e que estudos vão ser feitos pra isso. Este ano provavelmente não, mas quem sabe em 2014 a cidade poderá contar com um moderno teleférico montado num local estratégico.

Quem conversou com o deputado e secretário sobre o assunto foi a vereadora Nelma, filiada ao PR, mesmo partido de Feitosa. A ideia do teleférico em Garanhuns foi levantada pela primeira vez na campanha política de 2004, através do engenheiro Paulo Camelo, do PSOL. Na época o socialista foi levado na gozação, porém hoje todos estão convencidos de que é perfeitamente viável. Não é assim tão caro e pode ajudar bastante a atrair turistas, principalmente pela geografia privilegiada de Garanhuns.

Como sonhar não custa quem sabe a cidade ganha logo dois teleféricos. O prefeito Izaías Régis certamente também está atento a essa luta e futura conquista do município.



Postado por Roberto Almeida 

AGENTES DE SAÚDE IRÃO CONTRIBUIR PARA BANCO DE DADOS DA DEFESA CIVIL.

 

Foto: de Rafael Scheeren Grün

Agentes de Saúde irão contribuir para criação de banco de dados em Lajedo-RS


Com vistas a ter conhecimento do atual déficit habitacional no município e ajudar a defesa civil na prevenção a catástrofes como deslizamentos, cerca de 80 agentes comunitários de saúde irão colher informações para cadastrar os domicílios que se localizam em áreas de risco. “Já sabemos quais são as áreas de risco, mas não temos as informações de quem reside nestes locais”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Lajeado-RS, José Gabriel Becker. Segundo ele, pela relação de confiança que os agentes mantém com as comunidades, nada melhor que eles ajudarem na coleta das informações.


Por sua vez, a titular da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Neca Dalmoro, destacou que os agentes irão ajudar a criar um banco de dados que, posteriormente, permitirá à secretaria elaborar projetos de moradias populares e pleitear recursos da União para reduzir o déficit habitacional em Lajeado. “É bom frisarmos que cada família precisa se interessar em sair da condição de residir em uma sub habitação”, menciona Neca. Ela estima que até o fim do primeiro semestre de 2013 as informações já estejam tabuladas, permitindo a criação do banco de dados.




FONTE: GOVERNO DE LAJEDO







Postado por BIO ACS às 18:49

quinta-feira, 28 de março de 2013

CÂMARA DE VEREADORES APROVA LEI QUE AGENTES DE SAÚDE VÃO GANHAR R$: 1.100,00.








A Câmara Municipal de Campina Grande-PB, aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 26/03, o Projeto de Lei Complementar Nº 004/2013, encaminhado pelo poder executivo através da Procuradoria Geral do Município, que reajusta em 17% o valor dos salários dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate a endemias (ACE).


Na mensagem enviada ao Poder Legislativo, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, destacou que “os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias ocupam posto de relevo no cenário da saúde pública municipal, tendo em vista que cabe a eles, de forma especial, levar ações de promoção de saúde e de controle de doenças às comunidades mais distantes”.


Pelo projeto, aprovado pela Câmara, os agentes passam a ter, ainda, os vencimentos reajustados anualmente, como ocorre com os demais servidores públicos municipais, sendo beneficiados com os mesmos índices auferidos por estes.


Ainda na mensagem dirigida aos vereadores, o prefeito ressaltou que, com o aumento de 17%, “nenhum agente comunitário de saúde ou agente de combate a endemias terá um conjunto remuneratório menor do que R$ 1.100,00”. O reajuste é praticamente o dobro do percentual que o Ministério da Saúde recomendou aos municípios brasileiros, que foi de 9%.


Para o procurador geral do município, José Fernandes Mariz, a medida é um reconhecimento do trabalho que está sendo feito pela gestão municipal, com o objetivo de valorizar os servidores públicos, tendo por base sempre o impacto orçamentário-financeiro do Departamento de Orçamento e Contabilidade e os limites de gastos com pessoal estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.


“É um reajuste considerável e que mostra o empenho com que a administração municipal tem tratado essa questão. Os servidores públicos têm sido valorizados e nós, enquanto procuradoria, temos nos esforçado para elaborarmos esses projetos de lei dentro dos requisitos estabelecidos pela legislação”, ressaltou Mariz.


FONTE: CAMPINA

Postado por BIO ACS às 22:5

terça-feira, 26 de março de 2013

GARANHUNS PRESTA TRIBUTO A DOMINGUINHOS

FORÇA DOMINGUINHOS.



Com a escadaria do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti lotada e centenas de pessoas cantando no mesmo ritmo, foi realizada na manhã de hoje (25) uma homenagem ao cantor, compositor e instrumentista garanhuense Dominguinhos. Intitulado “Força Mestre Dominguinhos, Garanhuns torce por você”, o evento contou com a presença de fãs, sanfoneiros, grupos de forró pé-de-serra, autoridades locais e imprensa regional.


Os músicos, posicionados em fila, entoaram os principais sucessos de José Domingos de Morais, entre elas, “Meu Garanhuns” - canção que remete às belezas das paisagens encontradas no município. O público presente também fez orações para a recuperação do ídolo.


Para a diretora de Cultura, Cirlene Leite, a demonstração de carinho superou expectativas. “É bom sentir o calor dessas pessoas que têm Dominguinhos como exemplo de vida. Estamos formando uma corrente do bem que deve ser ampliada por todo o nosso Brasil”, disse.


HISTÓRIA - José Domingos de Morais, Dominguinhos, cantor, compositor e instrumentista, nascido em 12 de fevereiro de 1941, começou sua carreira ainda criança, tocando nas feiras livres da cidade, e teve grande influência de ritmos como baião, o xaxado, forró e até do Jazz e da bossa nova. Em Garanhuns, a Escola de Acordeon é apadrinhada por ele. Lá, pessoas de todas as idades aprendem a tocar o instrumento. No local, é possível encontrar chapéus, fotografias e sanfonas autografadas pelo ídolo.


Texto e fotos: Cloves Teodorico – Secretaria de Comunicação Social

Postado por Roberto Almeida às 18:26 Nenhum comentário:

DILMA E EDUARDO TROCAM FARPAS EM SERRA TALHADA


SEGUNDA-FEIRA, 25 DE MARÇO DE 2013




A presidenta Dilma Roussef (PT) e o governador Eduardo Campos (PSB), trocaram farpas no palanque, hoje, em Serra Talhada, no Sertão Pernambucano. Candidata à reeleição, a petista discursou dizendo precisar de parceiros, mas que “sejam confiáveis”. O socialista, por sua vez, lembrou que o Estado nunca faltou ao Brasil e ajudou a eleger a atual dirigente do país.

Segundo a repórter Gabriela Lopes, que cobriu o evento em Serra Talhada para o Blog do Jamildo, o investimento de R$ 2,8 milhões anunciado para Pernambuco, pelo Governo Federal, incomodou os socialistas.

Em nota enviada à imprensa, o presidente da Assembleia Legislativa, Waldemar Borges, aliado do governador, disse que os investimentos federais só foram possíveis porque o Estado tinha projetos de engenharia prontos, inclusive com as licenças ambientais já liberadas.

Dos recursos que serão liberados pelo Governo Federal, R$ 1,6 bilhão será destinado a obra de duplicação da BR-423 que beneficia diretamente Garanhuns, Jupi, Lajedo, Cachoeirinha e São Caetano, e indiretamente outros municípios.

Postado por Roberto Almeida às 18:57 Nenhum comentário:

quinta-feira, 21 de março de 2013

MINISTERIO DA SAÚDE PUBLICA PORTARIA DE Nº 260/2013 REFERENTE AO INCENTIVO QUE VEM EM NOME DOS ACS NO BRASIL


sexta-feira, 22 de fevereiroLegislações - GM


PORTARIA Nº 260, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2013


Fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes Comunitários de Saúde.
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e
Considerando a Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional da Atenção Básica e dispõe como responsabilidade do Ministério da Saúde, a garantia de recursos financeiros para compor o financiamento da atenção básica; e
Considerando a necessidade de revisar o valor estabelecido para o incentivo de custeio referente aos Agentes Comunitários de Saúde, resolve:
Art. 1º Fica fixado em R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais) por Agente Comunitário de Saúde (ACS) a cada mês, o valor do incentivo financeiro referente aos ACS das estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde da Família.
Parágrafo único. No último trimestre de cada ano será repassada uma parcela extra, calculada com base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente, multiplicado pelo valor do incentivo fixado no caput deste artigo.
Art. 2º Fica definido que os recursos orçamentários, de que trata esta Portaria, correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.301.2015.20AD -Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família (Plano Orçamentário 0006 - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família),
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir da competência janeiro de 2013.


ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA




Postado por Eliseu Lima acs 

EMÍLIO AGORA CANTA MAIS PERTO DE DEUS


Hoje acordei com duas notícias, uma boa e uma triste: a primeira, que Deus me permitiu completar mais um ano de vida; a segunda, que o mundo amanheceu desfalcado de uma das maiores vozes do Brasil.

Faleceu aos 66 anos, Emílio Santiago, que foi internado desde o dia 7 de março, por ter apresentando um quadro de AVC.

O Medalhão da MPB deixou uma obra que, indubitavelmente, ficará para sempre na galeria dos grandes nomesque usaram a voz para engrandecer a difícil arte de combinar sons.

Emílio não quis exercer a função de advogado, mas se há uma coisa que ele fez direito foi escolher composições que, na sua interpretação, viraram mais do que pérolas musicais.

Das tantas gravações maravilhosas do Emílio Santiago, destaco três, que vou sempre ouvir com sentimento: Viagem (pura poesia), de João de Aquino e Paulo César Pinheiro; Dias de Lua, se a memória não me falha, composta por Paulo Feital, e Tudo Que Se Quer (All I As Of You), esta com Verônica Sabino, trilha do Fantasma da Ópera.

Pra quem gosta também dessas canções e quer matar a saudade, tire um tempinho hoje pra escutá-las e, claro, reverenciar o grande Emílio.

Parafraseando Machado de Assis, eu diria: Emílio Santiago “amava a música sobre todas as coisas”.


Agora canta mais perto de Deus!



Carlos Janduy

EDUARDO CAMPOS CONVIDA PREFEITOS PARA ASSISTIR A PAIXÃO DE CRISTO EM NOVA JERUSALÉM



QUINTA-FEIRA, 21 DE MARÇO DE 2013


Nesta quinta-feira, a partir das 18h, o governador Eduardo Campos assiste o espetáculo da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém. A apresentação de hoje é só para as autoridades. Acompanharão o socialista a primeira dama, Renata Campos, o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, o arcebispo de Recife, Dom Fernando Saburido e o bispo de Caruaru, Dom Dino Marchió, dentre outros líderes religiosos.


O governador fez questão de convidar todos os prefeitos de Pernambuco para integrar sua comitiva e assistir a Paixão de Cristo. O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, por ter compromissos aqui na cidade não vai poder estar em Fazenda Nova. Seu colega petebista e prefeito de Caetés, Armando Duarte, já está na estrada em direção a Brejo da Madre de Deus.

Postado por Roberto Almeida

domingo, 17 de março de 2013

DOMINGUINHOS MUITO DOENTE E OS FILHOS BRIGANDO





Sérgio Reis com Dominguinhos
quando tudo estava bem

Dois filhos do cantor Dominguinhos divergem sobre o estado de saúde do pai. Enquanto o mais velho, Mauro Moraes, afirma que, após quase dois meses internado, o sanfoneiro entrou em coma irreversível, outra filha, a também cantora Liv Moraes, diz que o pai ainda tem momentos de consciência.

"Eu não sei o que significa coma irreversível. Meu pai tem respostas, mexe a mão, abre os olhos, embora às vezes fique olhando para o nada. O estado dele é muito grave. Os médicos deram uma porcentagem muito pequena de volta, mas estão tentando", disse Liv Moraes.

"Se é irreversível, por que estariam tentando fazer coisas? Os médicos disseram que a gente não espere uma coisa maravilhosa, a gente já está preparado, mas nunca disseram 'acabou'. Dizer que é irreversível é algo muito sério. Estou profundamente triste com tudo isso. Nunca esperei ver uma notícia dessas", completou a filha de Dominguinhos.

O músico Dominguinhos havia sido transferido do Hospital Santa Joana, no Recife, para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 13 de janeiro, e respondia bem ao tratamento médico.

Dominguinhos foi internado com um quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca. Ele foi submetido a uma traqueostomia e, também, vinha passando por sessões de hemodiálise.

No último dia 3, durante a passagem de sua turnê por São Paulo, a cantora Elba Ramalho aproveitou para visitar o amigo Dominguinhos no hospital. Segundo pessoas próximas à artista, ela cantou algumas músicas e o compositor teria reagido bem, com alguns reflexos.

AÇÕES NA JUSTIÇA

Além da discordância com seu irmão Mauro em relação ao estado de saúde de Dominguinhos, Liv Moraes também falou sobre o incômodo de ter de lidar com as duas ações movidas pelo filho do compositor e sanfoneiro contra ela.

Em fevereiro deste ano, Mauro entrou com duas ações no Tribunal de Justiça de São Paulo contra a cantora. A primeira, que corre em segredo de justiça, diz respeito a uma procuração pedida por ele para administrar os bens de Dominguinhos.

"Todo mundo sabe que quem cuida das coisas do meu pai há mil anos sou eu. Quando meu pai ainda estava consciente, resolveu que minha mãe seria sua procuradora e que nós cuidaríamos das coisas dele. Meu pai resolveu que daria isso à minha mãe, não ao filho dele. Não precisa falar mais nada, não é?", disse a filha de Dominguinhos.

Na outra ação, Mauro alega que Liv o impediu de entrar no apartamento de Dominguinhos, em São Paulo, onde ele está morando desde que o compositor foi internado, e que ela exigiria que ele deixasse o imóvel.

A filha de Dominguinhos disse que o governo de Pernambuco tem ajudado no tratamento do artista, e que a família pretende procurar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para que também ajude a custear o tratamento. (Fonte: Do Jornalista Lucas Nobile, na Folha de São Paulo).

sábado, 16 de março de 2013


ACS - AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PODEM PARAR MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE, POR FALTA DE PAGAMENTO DE GRATIFICAÇÃO.



Agentes reclamam que não receberam abono prometido para mutirão.
(Foto: Luciano Muta)


Os agentes comunitários de saúde de Campo Grande-MS, podem suspender o trabalho no mutirão de combate a dengue realizado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) a partir da próxima quinta-feira (21/03). Os servidores deveriam receber uma gratificação de R$ 110,00 para visitar 36 imóveis de segunda-feira a sexta-feira, além de mais R$ 110,00 por fim de semana trabalhado.
Segundo o presidente do Sisem (Sindicato dos Funcionários e Servidores de Campo Grande), Marcos Tabosa, os agentes comunitários têm um documento que garante o recebimento do adicional para participar da ação de combate à dengue.
“Eles vão para o quarto mutirão e ainda não receberam o que foi prometido”, disse.
Conforme Tabosa, o documento foi assinado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) como forma de incentivar o trabalho dos agentes.
Para participar do mutirão, os agentes também suspenderam o trabalho do programa de agente comunitário de Saúde.
De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura, Campo Grande registrou 36.208 notificados


FONTE: CAMPO GRANDE NEWS.

terça-feira, 12 de março de 2013

CONGRESSO APROVA ORÇAMENTO PARA 2013 DE R$: 2.28 TRILHÕES; TEXTO SEGUE PARA SANÇÃO.


Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Congresso concluiu, com votação dos senadores, a análise da proposta orçamentária de 2013.

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira a proposta orçamentária de 2013. A última etapa da tramitação foi vencida com a aprovação pelos senadores. O texto já havia recebido o aval dos deputados, em sessão realizada na semana passada. A proposta será enviada agora para sanção presidencial.
O projeto contempla gastos de R$ 2,28 trilhões, sendo R$ 2,17 bilhões no âmbito dos orçamentos fiscal e da seguridade, e R$ 110,61 bilhões de investimentos estatais. Os investimentos totais alcançam R$ 196,91 bilhões em 2013. Esse número inclui o valor disponibilizado pelas estatais mais R$ 86,3 bilhões dos demais órgãos públicos federais, alocado nos orçamentos fiscal e da seguridade.
Já as desonerações somam R$ 21 bilhões no texto. O relator-geral da peça orçamentária, senador Romero Jucá (PMDB-RR), destacou que as renúncias de receita serão importantes para estimular a economia e ajudar a combater a inflação. “Este orçamento está possibilitando que nós tenhamos, por exemplo, a desoneração da cesta básica”, disse Jucá, referindo-se ao anúncio feito pelo governo na semana passada. Ele pediu ao Ministério do Planejamento pressa na sanção da proposta aprovada pelos congressistas, para garantir o pagamento de investimentos.
O relator da receita, deputado Cláudio Puty (PT-PA), disse que o novo orçamento será “fundamental para que o País volte a ter taxa de crescimento robusta”.
Pessoal
O gasto com pessoal foi mantido no mesmo patamar da proposta original: R$ 226 bilhões. Esse número incorpora os reajustes negociados pelo Executivo com as suas próprias categorias e com os demais poderes. No total, os aumentos consumirão R$ 12,4 bilhões em 2013. Os reajustes foram de 5% para o Legislativo (Câmara, Senado e Tribunal de Contas da União), o Judiciário (ministros, juízes e servidores) e o Ministério Público da União (procuradores e servidores). Para o Executivo, o percentual variou conforme a categoria, sendo que a correção mínima foi de 5%.
A criação de cargos e a contratação de pessoal concursado consumirão mais R$ 3 bilhões. O impacto dos aumentos e das contratações está consolidado no Anexo 5 da proposta orçamentária.
Liberdade
O texto aprovado nesta terça aprofunda o grau de liberdade do Executivo de remanejar os recursos federais sem a necessidade de autorização do Congresso, movimento que vem se desenhando nos últimos anos. O governo poderá usar todo o superavit financeiro (sobras de caixa) de 2012 do Tesouro Nacional para reforçar a dotação de suas ações. Até o ano passado, a autorização limitava-se a 10% desse superavit.
Também poderá remanejar 30% das dotações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) inscritas no orçamento fiscal e da seguridade. Com isso, o Executivo poderá movimentar R$ 15,6 bilhões entre os projetos que compõem o PAC. A proposta permite ainda a movimentação dos recursos integrais do PAC executados pelas estatais (R$ 74,1 bilhões). A lei orçamentária de 2012 não possibilita esse grau de liberdade.
Outra novidade é a possibilidade de remanejar até 20% da dotação entre “subtítulos”. O valor é o dobro do que vem sendo colocado nas últimas leis orçamentárias. Com essa regra, o governo pode tirar 20% dos recursos previstos para uma obra (subtítulo) e alocá-los em outra de sua escolha. Poderá também transformar uma ação de custeio em investimento, ou inversão financeira em investimento. Até o ano passado a mudança de um para outro estava limitada a 30% do valor da ação.

GARANHUNS COMEÇA A PARTICIPAR MAIS DO FESTIVAL


Nesta terça-feira, dia 12, no horário da tarde, representantes da Fundarpe visitaram Garanhuns e estiveram nos principais locais em que acontece o Festival de Inverno. O objetivo é começar a formatar desde já o FIG de 2013.

Fernando Augusto, diretor de produção da Fundarpe, e Tereza Amaral, coordenadora de artes cênicas da Fundação, acompanhados de outros servidores da Estatal, estiveram também no gabinete do prefeito Izaías Régis, conversando com o gestor e a diretora de cultura do município, Cirlene Leite.
Ficou acertado que será criada uma Comissão para administrar o Festival de Inverno, formada por representantes do Município e do Governo Estadual.
“Nós ainda iremos definir a criação dessa Comissão, mas podemos adiantar que ela deverá opinar em todas as situações referentes ao FIG, desde a estrutura, passando pelos editais, convocatórias e programação”, adiantou Cirlene Leite.

Antes dessa visita dos dirigentes da Fundarpe, Izaías acompanhado de secretários tinha ido a Recife para começar a discutir o Festival. O prefeito está empenhado em envolver mais o município no evento e parece que está conseguindo.

Nos últimos anos a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco estava ditando o que queria sobre o FIG. Isso acontecia também porque o município não estava investindo quase nada. A nova gestão pretende gastar mais um pouco e se impor, uma vez o evento acontece na cidade.

A relação estava tão desequilibrada que alguns comunicadores ou formadores de opinião chegaram a assinalar que a cidade apenas sediava a festa, sem direito a "apitar" em nada. Talvez a partir deste ano as rédeas sejam retomadas e o Festival seja por inteiro de Garanhuns.

Postado por Roberto Almeida

HOSPITAL DOM MOURA FECHA UTI


Eduardo inaugura a UTI que já está fechada


Apenas oito meses depois de inaugurada pelo governador Eduardo Campos, e anunciada como uma grande conquista para o Hospital Regional Dom Moura, a UTI da unidade de saúde garanhuense já está fechada. Os pacientes dos 10 leitos Unidade de Terapia Intensiva foram transferidos para o a Casa de Saúde Nossa Senhora Perpétuo Socorro ou hospitais do Recife. O motivo alegado é que faltam médicos e equipamentos para que o serviço funcione a contento. Maiores detalhes não se sabe porque a diretora do HRDM, enfermeira Karla de Freitas Nogueira se nega a dar entrevistas.

O assunto foi passado ao jornalista responsável pelo blog primeiro através de uma mensagem no Facebook. Depois um funcionário do Hospital ligou e confirmou tudo. Ainda criticou a direção do Dom Moura. "É triste constatar, mas essa diretora está pior do que a outra", atacou. O servidor informou que a Rádio Jornal Garanhuns teria mais informações.

Ouvimos um funcionário da emissora da Avenida Rui Barbosa que ratificou tudo sobre o fechamento da UTI. Acrescentou que além da falta de médicos para a Unidade de Terapia Intensiva está faltando profissional na área de pediatria. O departamento de jornalismo da rádio convidou representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado para falar hoje pela manhã sobre a nova crise no Dom Moura. A entrevista deve ir ao ar depois das 10h.

Um representante do Sindicato, no contato com a antiga Rádio Difusora, lamentou o ocorrido e criticou o Governo. Disse que a administração de Eduardo Campos faz muito marketing, mas que a realidade de Pernambuco é outra.

O material jornalístico produzido pela Rádio Jornal Garanhuns deve ser enviado a Recife para ser reproduzido na emissora da capital e nas outras do sistema espalhadas pelo interior do Estado.

Dias atrás o Dom Moura recebeu elogios por atender bem pacientes que saíram reclamando de hospitais particulares. Quando você pensa que enfim a unidade de saúde entrou nos eixos vem uma bronca dessas. E aí a gente pergunta: Não houve planejamento, por parte da Secretaria de Saúde de Pernambuco, para saber se o Hospital Público de Garanhuns tem condições de manter em funcionamento uma UTI? Com a palavra o secretário Antônio Figueira.
Postado por Roberto Almeida

sexta-feira, 8 de março de 2013

Força Sindical se Reunem com Dilma


sexta-feira, 8 de março de 2013


CENTRAIS REÚNEM COM DILMA E APRESENTAM SUAS REIVINDICAÇÕES





Logo após a realização da 7ª Marcha das Centrais Sindicais e dos Movimentos Sociais, que reuniu mais de 50 mil pessoas na capital federal, representantes da Nova Central, da UGT, CTB, CUT, FS e CGTB foram recebidos na tarde desta quarta-feira (06/03) pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Também participaram os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Alves e o ministro do trabalho, Brizola Neto.


O presidente da Nova Central, José Calixto Ramos, o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos e a Diretora de Educação, Formação e Cultura da Nova Central, Ledja Austrilino participaram da reunião levando junto com as demais centrais, uma pauta da “Agenda da Classe Trabalhadora”, um documento que compila as principais propostas do movimento sindical organizado no país, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento, diminuir a desigualdade, impulsionar o crescimento e gerar uma maior valorização do trabalhador.


A falta de diálogo junto à Presidência da República é uma das principais queixas das centrais sindicais, que em dois anos e dois meses de mandato, esta teria sido a segunda vez que Dilma recebe o conjunto das centrais sindicais. Já empresários e entidades patronais têm sido recebidos com frequência pelo Palácio do Planalto.


Para o presidente da Nova Central, José Calixto, esta reunião será fundamental para aproximar governo e trabalhadores. “Todo diálogo com o governo é válido para conseguirmos alguns avanços, evitar retrocessos e ajudar a classe trabalhadora do Brasil”, disse.



Dilma assinou decreto que internaliza a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estabeleceu o princípio da negociação coletiva entre trabalhadores públicos e governo. Já o ministro do Trabalho, Brizola Neto, afirmou que um grupo de trabalho irá preparar uma legislação sobre o tema e na sequência enviará ao Congresso.


Os representantes das centrais também se reuniram individualmente com o presidente do senado, Renan Calheiros, presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa e com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves.



NCST NACIONAL
Assessoria de Comunicação Nova Central

quinta-feira, 7 de março de 2013

Garanhuns tem extensa programação no Mês da Mulher





As comemorações englobam atendimentos na área da saúde, apresentações culturais e assistência social


Comemorado internacionalmente em oito de março, o Dia da Mulher simboliza a luta feminina pela garantia de seus direitos como cidadãs. Em Garanhuns, Agreste Meridional do Estado, uma programação especial será realizada durante este mês. Serão diversas atividades gratuitas espalhadas pelos bairros do município. A abertura oficial dos festejos acontece na sexta-feira (8), a partir das 8h, em frente ao Palácio Celso Galvão, na Avenida Santo Antônio, onde irão se apresentar a Orquestra Manoel Rabelo e as crianças do Projeto Orquestrando Vidas.


Ações Integradas - O Serviço Social do Comércio (Sesc), estará com uma ação de cidadania no Espaço Colunata, no Centro, numa parceria com a Secretaria de Saúde, a partir das 9h. Internamente, o Sesc Garanhuns também vai realizar oficinas de beleza, cultura e lazer o dia inteiro.


A Associação e Convivência da Terceira Idade de Garanhuns (Acontigus) vai ter uma programação voltada para a terceira idade nos turnos da manhã e tarde. Já a Associação das Mulheres Unidades de Garanhuns estará ofertando palestras de empreendedorismo e cuidados com a saúde.


Na Câmara Municipal de Vereadores, haverá uma sessão solene em comemoração aos 202 anos da cidade de Garanhuns, com menção ao Dia da Mulher, com previsão de início às 16h.


No Seminário São José, localizado na Avenida Rui Barbosa, no Bairro Heliópolis. A Associação Mulheres Bem Vindas realizará um ciclo de palestras e homenagens durante a tarde.


Outras atividades serão realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pelo município. Entre elas, atendimentos de saúde, palestras e entrega de mudas de árvores.


Mais programação – O Colégio Presbiteriano XV de Novembro fará uma panfletagem sobre a violência simbólica contra a mulher. A concentração será no Espaço Colunata, com alunos do ensino fundamental, às 9h, no sábado (9). Já no domingo (10), a ONG Solidariedade Humana realizará palestras sobre prevenção de câncer de mama, colo de útero e transplantados. O encontro vai ser às 10h, na Câmara de Vereadores.


Cuidados com a saúde - A partir do dia 20, a Secretaria de Saúde do Município realizará uma semana de ações educativas, consultas médicas e exames voltados às mulheres. As equipes de profissionais das unidades de saúde da família estarão engajadas nos atendimentos.


Na mesma data, na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), o Núcleo de Práticas Jurídicas estará direcionado às mulheres. No prédio da faculdade, ainda terá uma sessão de filme especial do Curta Agreste e um pacote de beleza a partir das 14h.

Postado por Kleber Cisneiros às 10:33
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut

HARLEY DÁ EXPLICAÇÕES AOS VEREADORES




Talvez por ter tomado algumas medidas polêmicas, até o momento, o Secretário de Saúde do Município,Harley Davidson, foi o primeiro a ser convocado para prestar esclarecimentos sobre os seus trabalhos, na Câmara de Vereadores do Município.


A Comissão Permanente de Saúde do Poder Legislativo tem à frente os vereadores Alcindo Correia, Luzia da Saúde e Carla Vilaço. O objetivo da convocação foi averiguar com o próprio secretário como está o trabalho na área da saúde.


Dentre as medidas tomadas até o momento que foram questionadas por alguns setores da população, estão o fechamento do Hospital Municipal e o afastamento de servidores queridos na comunidade, caso das enfermeiras dos PSF da Cohab I e mais recentemente na Cohab II.
Harley explicou que o governo está organizando a secretaria para que, em breve, a população possa contar com os benefícios do órgão do Governo Municipal.


Quanto ao Hospital Santa Terezinha, o prefeito Izaías Régis, em outra ocasião, anunciou sua intenção de transformar o local numa unidade de atendimento à mulher, com todos os equipamentos necessários.

Postado por Roberto Almeida às 08:17



Um comentário:

terça-feira, 5 de março de 2013

JUSTIÇA MANDA PREFEITO LIMPAR A CIDADE E MANDA INTENSIFICAR AS AÇÕES NO COMBATE A DENGUE.



FOTO: DIVULGAÇÃO.

Justiça manda prefeito limpar a cidade; dengue em avanço.
MPE acionou a Justiça; larvicida vencido era usado por agentes no combate ao mosquito.
A juíza da Segunda Vara de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), Silvia Renata Anffe Souza, acatou o pedido da ação civil impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e determinou que o prefeito José de Souza Neves (PSDB) promova a limpeza da cidade e intensifique as ações de combate à dengue.

A magistrada deferiu integralmente a liminar impetrada pela promotora Nayara Roman Mariano Scolfaro, na semana passada. O descumprimento da decisão implicará em multa diária de R$ 1 mil, a ser recolhida ao Fundo Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente.
Segundo a decisão, no prazo de 15 dias, o prefeito deverá efetivar a limpeza ou mutirões na cidade, atendendo aos bairros São Sebastião, Olho D’água, Mirantinho, Altos do Mirante, Miraflores, Bom Clima, Centro, Cohab Véu de Noiva, Florada da Serra, Ramos Bucair, Altos de Santana, Aldeia Velha, Jardim Aclimação, Santa Cruz, Sol Nascente, Adolfo Koberstain, Loteamento Pôr do Sol e Loteamento Dom Aquino.
A Prefeitura deverá recolher lixo, entulhos jogados nas ruas e calçadas, além de providenciar a limpeza de terrenos baldios. No prazo de 30 dias, a administração deverá executar ações eficientes de prevenção e combate à dengue.
Entre as ações determinada pela Justiça estão o monitoramento em pontos estratégicos, adoção de medidas de contenção de casos confirmados de dengue mediante a aplicação de inseticida em canais positivos. Também deverá ser feita a identificação de proprietários de terrenos vazios para que promovam a limpeza, retirada de criadouros e recolhimento de pneus.
O prefeito também terá que desenvolver ações integradas de educação em saúde, comunicação e mobilização social.

Ação do MPE

Na ação, a promotora Nayara Scolfaro apontou que Chapada dos Guimarães está em estado de alerta com índice de infestação predial de 1,38.
A estimativa é de que 100 pessoas já procuraram as unidades de Saúde com os sintomas da doença, mas não passaram por exames.
A promotora destacou que a limpeza da cidade tem sido ineficiente, somente nas áreas centrais, deixando os bairros desprotegidos.
“Os outros locais da cidade estão completamente abandonados, inclusive o bairro São Sebastião, o mais populoso do município; e o bairro Santa Cruz, onde há maior incidência de casos de dengue. Ao trafegar pela cidade é visível o número de depósitos irregulares de lixos em diversos pontos da cidade, sendo comum a cada esquina a existência de entulhos, restos de construção, podas de árvores, carcaças de veículos e cada depósito de lixo propicia um criadouro do mosquito da dengue”, diz trecho da ação.
O MPE constatou que os larvicidas e outros produtos usados pelos agentes de endemias para o bloqueio do vetor transmissor da dengue estavam com o prazo de validade vencido.
Segundo o superintende da Vigilância Epidemiológica do Estado, Juliano da Silva, desde 2007, o Município de Chapada dos Guimarães não solicitava o larvicida.
Um novo lote já foi disponibilizado e entregue na Prefeitura, segundo a Secretaria de Saúde.

Outro lado

O prefeito José de Souza Neves não foi localizado pela reportagem para informar se irá recorrer ou não da decisão.

KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO

FONTE: Mídia News

IZAÍAS ASSUME VICE NA AMUPE E RECEBE VISITA DO DEPUTADO JORGE CORTE REAL


A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) empossa nesta segunda-feira a sua nova diretoria. À frente da entidade estarão os prefeitos de Afogados da Ingazeira e Garanhuns, José Patriota e Izaías Régis. A chapa foi formada através de consenso, recebendo inclusive as bênçãos do governador Eduardo Campos. A solenidade acontece daqui a pouco, na sede da Associação, no bairro de Jardim São Paulo, na capital pernambucana.


A nova diretoria da AMUPE terá dentre as suas prioridades organizar a arrecadação dos municípios pernambucanos e, neste momento, encontrar uma maneira de ajudar todas as cidades do Estado atingidas pela seca. A estiagem tem causado prejuízos enormes à economia, principalmente nas regiões Agreste e Sertão, e chegando também à Zona da Mata e às portas da Região Metropolitana. Dos 185 municípios, 122 decretaram estado de emergência por conta da seca prolongada.


Preocupado com as questões de Garanhuns, mas também com uma visão macro do Estado, principalmente porque foi deputado estadual por 10 anos, o prefeito Izaías Régis fará tudo para dar sua colaboração aos municípios, por meio da AMUPE. “Vou lutar para termos nos quadros da Associação pessoas capacitadas, que possam orientar os prefeitos de modo que os municípios não percam recursos federais”, frisou o gestor garanhuense, destacando a importância de uma boa orientação técnica para evitar problemas de inadimplência nas prefeituras.


Com relação à seca, o prefeito de Garanhuns e vice-presidente da AMUPE, defendeu que os municípios tenham respaldo para garantir o armazenamento de água, de modo a suportar os períodos de estiagem. “Devemos dar suporte aos gestores para que as prefeituras possam construir médias e grandes barragens. Não é possível passarmos por bons anos de chuva, sem conseguir estocar essa água e quando vem a seca logo a água acaba”, ponderou Izaías Régis.



VISITA – Na próxima sexta-feira, dia 8, o deputado federal Jorge Corte Real (PTB), estará fazendo uma visita ao prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, seu companheiro de partido. O parlamentar irá conversar com o gestor no gabinete do Palácio Celso Galvão, a partir das 10h, num encontro aberto à imprensa local.


Jorge Corte Real foi apoiado por Izaías e outras lideranças do município, no último pleito estadual e tem procurado, em Brasília, apresentar projetos e emendas beneficiando o município de Garanhuns. O parlamentar tem grande afinidade com o senador Armando Monteiro, principal líder do PTB em Pernambuco e com prestígio em nível nacional.


*Fotos: 1) Prefeitos Izaías e José Patriota. 2) Deputado federal Jorge Corte Real

Postado por Roberto Almeida às 16:43 2 comentários: