quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CONTAS DE LUIZ CARLOS SERÃO JULGADAS NA CAMARA


CONTAS DE LUIZ VÃO SER JULGADAS NA CÂMARA


Vereadores Cláudio, Zaqueu e Alcindo


As contas do ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira começaram a chegar à Câmara Municipal de Garanhuns. Os integrantes da Comissão de Legislação, Justiça e Redação de Leis do Legislativo, Alcindo Correia (presidente), Cláudio Taveira (relator) e Zaqueu Lins se reuniram na última terça-feira, dia 30, para avaliar a prestação de contas da Prefeitura relativas ao ano de 2005.


O Vereador Alcindo explicou que essa foi a primeira reunião e que no próximo encontro dos integrantes da Comissão, terça dia 5 de fevereiro próximo, será dado um parecer.


O blog apurou que a tendência dos integrantes da Comissão de Legislação e Justiça é seguir a decisão do Tribunal de Contas do Estado, que julgou irregular as contas de Luiz Carlos, referentes ao seu primeiro ano de governo.

Postado por Roberto Almeida às 06:30 2 comentários:

QUARTA-FEIRA, 30 DE JANEIRO DE 2013

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM GARANHUNS


GARANHUNS TERÁ ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL


Uma dos compromissos de Izaías Régis para a educação, firmados durante a campanha eleitoral, começa a ser cumprido já neste início de ano letivo. O petebista disse em seus discursos e no programa de rádio que iria instalar escolas de tempo integral em Garanhuns, como forma de fortalecer o ensino e preparar melhor os alunos.


A Escola Miguel Arraes de Alencar, localizada em Parque Fênix, já funcionará em dois horários a partir do próximo dia 6 de fevereiro, quando começam as aulas na Rede Municipal. As crianças entrarão no educandário pela manhã e só sairão no final da tarde, tendo o reforço na área pedagógica, lanche, almoço e merenda. Posteriormente, a Secretaria de Educação poderá implantar o Ensino Integral em outras escolas de Garanhuns.

Postado por Roberto Almeida às 12:21 Nenhum comentário:

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CRITICAS AO EX-PREFEITO LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA


QUARTA-FEIRA, 30 DE JANEIRO DE 2013

COLUNISTA ATACA LUIZ CARLOS DE FORMA DURA


O mais duro ataque a Luiz Carlos de Oliveira foi feito pela colunista Josália Pimentel, num texto publicado no último número do jornal Rota do Crime. Ela começa a bater no pedetista já no título longo, dizendo que "o ex-prefeito nos favorece com sua ausência, porém, como esperado por todos, deixou Garanhuns na UTI" (sic). Depois acusa o gestor de ter atrasado os salários dos servidores da saúde e de ter feito uma tentativa de desviar verbas da Previdência Municipal.
Segundo a colunista os secretários do novo governo de Garanhuns ao tomarem posse deram por falta de computadores, móveis e materiais de expediente. "Não sabemos, claro, de onde partiu mais essa pouca vergonha", observa Josália para completar: "Tem nada não Sr. Luiz, farmacêutico, professor, ex-prefeito, fazendeiro, seja lá o que for. Durante o seu governo o Sr. transformou a instituição municipal no que há de mais imundo nessa cidade".
No final, talvez sentindo que bateu pesado, ela pede perdão pelas palavras grosseiras, explicando: "É que não sou do tipo de profissional que se esconde fazendo média e puxando saco para conquistar algo ou agradar alguém. Quanto tiver que cobrar é cobrar, se tiver que elogiar também".
Durante os oito anos de governo ou mesmo nas campanhas políticas de 2004 e 2008, ninguém criticou Luiz de forma tão veemente. O ex-prefeito até agora não se pronunciou sobre a publicação.

Postado por Roberto Almeida às 15:47

SINDACS-PE MAIS UM CONQUISTA

Mais uma vitória do SINDACS-PE: 
 
Após muita pressão, conseguimos a nomeação de 132 Agentes de Saúde Ambiental e Combate as Endemais
Após muita pressão do sindicato através de ofícios, reuniões e algumas mobilizações com os concursados do ultimo concurso para a saúde do recife, conseguimos a convocação de 132 ASACEs que irão suprir em parte a falta de profissionais que trabalham no combate a dengue no município do Recife.
Os novos agentes serão capacitados e vão participar de mutirões nas áreas que concentram focos do mosquito. A campanha prevê a colocação de ovitrampas (armadilhas) para monitorar a presença do Aedes aegypit e o mapeamento das áreas por tipo de depósito (tonéis, caixas-d’água, etc.) para nortear as ações de controle na região. Também serão intensificadas as ações de campo com uso de larvicida em domicílios e pontos estratégicos, como oficinas, canteiros de construção e cemitérios.
Além desses novos profissionais, estamos na perspectiva da convocação dos 250 Agentes Comunitários de Saúde, do qual vai ajudar fortalecer as equipes de Saúde da Família e diminuir as áreas descobertas.

PISO SALARIAL PRONTO PARA IR AO PLENÁRIO


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Piso salarial nacional de agentes comunitários de saúde e
Agentes de combate as endemias, está pronto para ir a Plenário

A comissão especial destinada a analisar a criação de piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias aprovou ontem o substitutivo do relator, deputado Domingos Dutra (PT-MA), ao Projeto de Lei 7495/06 (e apensados).
Pelo texto acolhido, a remuneração das categorias – para uma carga de trabalho semanal de 40 horas – será de R$ 750 mensais, mesmo valor pago atualmente, até 1º de agosto de 2012, quando passará para R$ 866,89.
Com mecanismo de aumento real progressivo, o objetivo é chegar a dois salários mínimos em 2015.
A proposta agora será examinada pelo Plenário. De acordo com o presidente da comissão, deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB), já foram colhidas as assinaturas necessárias para garantir urgência à matéria.
Ainda assim, Maranhão pediu que os profissionais de saúde mantenham-se engajados. “É fundamental continuar a pressão para mobilizar o presidente da Câmara, Marco Maia, e os líderes partidários”, argumentou.
Reajustes
Pelo projeto, em 1º de janeiro de cada ano, o valor do piso deverá ser corrigido com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para os 12 meses anteriores.
Como forma de assegurar o aumento real, o substitutivo de Dutra prevê ainda para o piso dos agentes mecanismo de correção semelhante ao adotado para o salário mínimo. Deve-se utilizar como índice o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo ano imediatamente anterior ao reajuste, acrescido de 13,27%. Essa sistemática deverá ser aplicada de 1º de janeiro de 2013 a 1º de janeiro de 2015. A partir de 1º de janeiro de 2016, o aumento deverá corresponder ao aumento do PIB.
União - Atualmente, o salário dos agentes de saúde e de combate a endemias é pago integralmente pela União. Conforme o texto aprovado, o Executivo passará a responder pelo pagamento de 95% da remuneração dos profissionais. De acordo com Dutra, o objetivo é evitar questionamentos à norma, uma vez que a Constituição prevê que a União deve apenas suplementar o pagamento das categorias.
As verbas deverão ser repassadas aos fundos de saúde dos municípios, dos estados e do Distrito Federal como transferências correntes, regulares, automáticas e obrigatórias. Atualmente, explicou Dutra, os repasses ocorrem por meio de portarias do Ministério da Saúde, “de forma precária”. Sem previsão legal, “tem prefeito cabeça de bagre que, em vez de completar o apoio da União, rouba, desvia, atrasa [os recursos]”, sustentou.
Incentivo - O substitutivo também cria incentivo financeiro para o fortalecimento de políticas relacionadas à atuação de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A ser pago pelo governo federal, o incentivo deverá corresponder, conforme o texto, a, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% do valor repassado para pagamento dos salários dos profissionais.
Como forma de garantir a adequação da medida à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00), o projeto prevê também que o pagamento dos salários dos agentes seja computado como gastos de pessoal do ente federado beneficiado pelas transferências.
A proposta ainda proíbe a contratação temporária ou terceirizada de agentes, salvo na hipótese de combate a surtos epidêmicos.
Marco Maia: proposta tem consenso entre deputados
A posição em favor da aprovação do piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias foi anunciada por parlamentares que participaram na manhã de ontem, durante sessão solene em comemoração pelo dia nacional da categoria.
O presidente da Câmara, Marco Maia, disse, em mensagem lida pelo 1º secretário da Casa, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que a regulamentação do piso da categoria tem consenso entre os parlamentares. “Esperamos reunir de modo imediato todas as condições para regulamentar a emenda.”
A Emenda Constitucional 63, de fevereiro de 2010, estabelece que uma lei federal definirá o regime jurídico, o piso salarial nacional, as diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias.
O relator da proposta na comissão especial, deputado Domingos Dutra (PT-MA), disse acreditar que o piso nacional não será vetado pela presidente Dilma Rousseff.
“Não tenham medo, a presidente jamais vetaria uma lei que vai favorecer o povo pobre desse país”, afirmou aos presentes na solenidade. Segundo ele, a aprovação vai garantir segurança jurídica aos agentes de saúde.
A homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, celebrado nesta terça, foi solicitada pelos deputados Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e Carmen Zanotto (PPS-SC).
Financiamento
Parlamentares da oposição e do governo divergiram sobre a necessidade de um novo imposto para viabilizar o piso salarial e garantir o financiamento da saúde.
Gomes de Matos, autor da proposta que garante o piso dos agentes na Constituição, defendeu o aperfeiçoamento da gestão do Sistema Único de Saúde, sem novos impostos.
“É inconcebível a União pedir mais recursos pra saúde.” Segundo o deputado Wellington Fagundes (PR-MT), o País precisa reprogramar os recursos na saúde e colocar mais recursos na área preventiva.
Para o deputado Assis Carvalho (PT-PI), é uma demagogia discursar a favor de piso e valorização dos agentes comunitários de saúde e discutir a tributação das grandes fortunas para financiar o setor.
“Queremos que esse movimento conquiste o piso, mas nos ajude a conquistar um financiamento perene ao sistema de saúde”, disse o deputado João Ananias (PCdoB-CE).(Jornal da Câmara). FONTE: DOURADOS AGORA.



Postado por Ricardo acs às 04:55

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PROGRAMAÇÃO ANIVERSÁRIO DE GARANHUNS


Confira a programação do aniversário de Garanhuns



















No próximo dia 4 de Fevereiro, feriado municipal, será comemorado os 134 anos do município de Garanhuns. Para festejar o aniversário da cidade o Governo Municipal organizou uma programação oficial.


A comemoração tem início no domingo, dia 3 de Fevereiro, com uma Missa de Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade, na Catedral de Santo Antonio, a partir das 19h30.


Na segunda, dia 4, a cidade será acordada às 6h, com uma salva de tiros de canhão acompanhada por girândolas. Às 8h está marcado o hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e Garanhuns, no pavilhão que fica em frente ao Palácio Celso Galvão. A solenidade terá a participação da Banda Musical do 71º Batalhão de Infantaria Motorizada, da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e da Cantora Dalva Diniz que interpretará o Hino de Garanhuns.


Paralelo à programação, o comunicador Valdir Marino fará o lançamento do seu livro: “Garanhuns: A história que o tempo não apagou”. O lançamento será na Academia Garanhuense de Letras, a partir das 15h.


Com o discurso de austeridade, que vem cumprindo, o prefeito Izaías Régis decidiu por não realizar a programação festiva. “Estaremos a menos de uma semana do início do Festival do Jazz e também do Carnaval nos Bairros, dois eventos que estamos fazendo com o mínimo de despesa possível”, concluiu o prefeito Izaías.


PROGRAMAÇÃO – ANIVERSÁRIO DE GARANHUNS


- Dia 3 de Fevereiro de 2013 (Domingo)
19h30 – Missa de Ação de Graças Aniversário da Cidade – Local: Catedral de Santo Antônio


- Dia 4 de Fevereiro de 2013 (Segunda-feira) – FERIADO MUNICIPAL.
6h – Alvorada Festiva (Salva de tiros de canhão – Girândolas)
8h – Solenidade de Hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal –
Local: Em frente ao Palácio Celso Galvão – Sede do Governo Municipal

AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS LOTAM PLENÁRIO


AGENTES DE SAÚDE E DE ENDEMIAS DO PAULISTA, LOTAM PLENÁRIO E APROVAM PAUTA DE REIVINDICACÕES.
Postado por Adalberto Filho às 15:26:00






Nesta manhã no Cine Teatro Paulo Freire em Paulista, os Agentes de Saúde através do Sindicato (SINDACSPA-PE) e os Agentes de Combate as Endemias com a (AMACEPA), fizeram uma reunião conjunta para apreciação do pleno, quanto a pauta de reivindicações a serem apresentadas ao Secretário de Saúde Municipal, que não pôde estar presente, por motivo superior, mas enviou assessores e a diretora da Atenção Básica, para ouvir as queixas e demandas dos trabalhadores.
A diretora de Atenção Básica Grasielly Fernandes (centro) , por sua vez, disse que está se apropriando da situação geral e buscará um estreitamento de relação com os trabalhadores, seja de modo direto ou através das representações classistas.
Assim a pauta foi apresentada e explicada ponto a ponto, quanto a melhoria da qualidade de vida, trabalho, salário e vantagens para os trabalhadores. Sendo apontado que o município não tem gasto e sim faz investimento com alta lucratividade, tanto do ponto de prevenção, quanto na questão da economia local.
Por unanimidade, os ACS e ACE aprovaram as questões que já são do conhecimento do gestor da saúde, onde já se tem agendamento para início da rodada de negociações no dia 21 de Fevereiro as quais são: 1)Aumento salarial + Reposição de perdas em cima da portaria vigente 2)Retroativo da insalubridade 3)14º salário 4) PCCV - Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos, 5) Conclusão do 2º e 3º modulo do curso técnico dos agentes comunitários de saúde, 6)Concurso para novos Agentes de Saúde.

SÓCIO DA BOATE SE ENTREGA A POLICIA


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SÓCIO DA BOATE KISS FORAGIDO SE ENTREGA À POLÍCIA



Mauro Hoffmann, sócio da boate onde um incêndio deixou 231 mortos na madrugada de ontem (27) em Santa Maria (RS), se apresentou à polícia na tarde desta segunda-feira (28). Segundo o delegado Ranolfo Vieira Júnior, Hoffmann presta depoimento sobre o incêndio na Delegacia Regional do próprio município.

Pela manhã, a polícia também prendeu outro sócio da boate, Elissandro Calegaro Spohr, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que fazia um show pirotécnico e que de acordo por com o delegado Sandro Meinerz – responsável pelo caso – teria dado início ao incêndio.

Todos tiveram as prisões temporárias de cinco dias decretadas na madrugada desta segunda pelo juiz Regis Adil Bertolin. Spohr, conhecido como Kiko, está sob custódia em um hospital de Cruz Alta em estado regular por ter inalado fumaça e deve seguir internado por dois dias. Em seguida será encaminhado para Santa Maria.
Com informações do G1.

Postado por ANGELIM.COM às 15:38:00

RADIALISTA TEM PROGRAMA MUTILADO


MARCOS CARDOSO TEM PROGRAMA MUTILADO E VAI LANÇAR UM BLOG


A Secretaria do Povo, sequência da Manhã Total, na Rádio Marano, foi cortada do programa. O radialista Marcos Cardoso comunicou a decisão a seus ouvintes e leitores, através do facebook, justificando que a mudança aconteceu “por motivos superiores”. Para compensar a perda do espaço, aberto à população de Garanhuns para fazer suas reclamações sobre os problemas da cidade, Marcos resolveu criar um blog, que deverá estar no ar na próxima segunda-feira. “Espero contar com vocês, denunciando o que estiver errado na sua rua, no seu bairro ou na sua cidade”, escreveu o radialista.


Cardoso não explicitou os reais motivos de a sequência ser retirada do programa, gerando as mais diversas especulações. Até o momento deste post, 39 pessoas comentaram a informação, todos se solidarizando com o profissional de comunicação garanhuense. A maioria anunciou que pretende acompanhar o trabalho de Marcos pela internet.


Um dos que comentaram a mudança no Manhã Total foi José Godoi da Costa. “Nossa, tava incomodando, né? Péssima a decisão da Marano”, desabafou. Sérgio Carvalho foi na mesma linha, cutucando: “Meu querido não se preocupe, estaremos com você onde você estiver. Quem vai perder com isso são os covardes e a Rádio Marano”. O bancário Genaldo Barros perguntou se tinha começado a censura.


“Acredito que com essa decisão o povo de Garanhuns sai perdendo. Pois diante dos absurdos que ocorrem no dia a dia esse programa só tem contribuído para que as pessoas possam cobrar as ações prometidas em palanques ou até mesmo lembrando aos políticos da nossa região e da cidade como é importante o meio de comunicação para aqueles que não podem ter acesso direto na solução dos seus problemas. É Lamentável. Garanhuns a Cidade do já teve... está voltando. É uma pena mesmo”, escreveu Christiane Mery Ribeiro.


Outra que se posicionou foi Verônica Moura. “É uma pena, pois é um programa que faz ouvir a voz de todos os cidadãos garanhuenses, principalmente os menos favorecidos. Mas, será um prazer incomensurável participar e divulgar seu blog, pois você é um dos poucos profissionais da imprensa que tem total credibilidade. Estamos com você. Conte conosco sempre. E, para aqueles que estão tão incomodados com a verdade, se preparem pois ninguém detém a vontade de Deus, que é a vontade do povo”, opinou.


“Qualquer dia vão querer tirar do ar também o Radiola de Ficha e colocar um programa de bajulação no lugar”, protestou alguém que escreveu no face pelo Sindec Garanhuns, considerando que ainda vivemos numa “cidade provinciana.


Marcos Cardoso trabalhou na Rádio Jornal de Garanhuns e teve problemas na emissora por mais de uma vez, por questões políticas. Uma vez foi demitido e correu a versão na cidade que sua “cabeça” tinha sido pedida pelo então prefeito Silvino Duarte. De outra feita divulgou no ar o texto de um panfleto anônimo que atingia a honra do governador Jarbas Vasconcelos. Voltou a ter problemas.


Na Marano sempre fez o seu programa com liberdade e não se tem notícia de interferência da direção da emissora na condução do Manhã Total. Essa possivelmente foi a primeira vez que interferiram no programa de rádio, um dos mais ouvidos da cidade.


O radialista já foi muito amigo do atual prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, mas depois se desentenderam e o profissional nos últimos tempos tem fustigado o político. Alguns acham que ele está levando as questões para o campo pessoal. Na fase de pré-campanha Marcos Cardoso ficou com Antônio João Dourado e quando este desistiu e se uniu ao PTB o comunicador preferiu se distanciar da política do município.


Marcos foi candidato a vereador no município, em 2004, pelo DEM, apoiando Givaldo Calado e Jorge Branco. Este último, que foi o vice na chapa, é filho do ex-deputado federal José Tinoco e dirigia a Marano na época. O radialista teve pouco mais de 200 votos e ficou fora da Câmara, que naquele ano elegeu uma bancada formada mais por representantes dos distritos e zona rural.

Postado por Roberto Almeida às 06:50

MP INVESTIGA PAGAMENTO MILIONARIO


MP INVESTIGA PAGAMENTO MILIONÁRIO A ADVOGADOS



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de Justiça de Garanhuns, Alexandre Augusto Bezerra, instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no pagamento de honorários advocatícios aos sócios do escritório Montenegro e Ferreira Advogados Associados, no valor de R$ 3,2 milhões. O valor foi entregue à empresa no dia 20 de dezembro, faltando apenas 11 dias para o término do mandato do ex-prefeito do município, Luiz Carlos Oliveira (PDT). A portaria foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do MPPE. Na publicação, o órgão pede a intimação do ex-gestor, como também do ex-procurador geral de Garanhuns e do ex-secretário de Finanças.


A denúncia foi encaminhada pela procuradoria geral do município. O MP quer a cópia do processo de inexigibilidade de licitação para contratação do escritório de advocacia e a microfilmagem do cheque, que deverá ser solicitada à Caixa Econômica Federal. Na publicação do Diário Oficial, ainda há a informação que a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público será orientada para averiguar os beneficiários do saque.O processo será encaminhado à Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, mas deverá ficar sob sigilo para que as investigações não sejam prejudicadas.


A reportagem tentou contato com o ex-prefeito, sem sucesso. O atual prefeito, Izaías Régis (PTB), disse que a prefeitura recebeu um ofício do promotor requerendo as cópias dos contratos firmados. (Fonte: Folha de Pernambuco/V&C Garanhuns).

Postado por Roberto Almeida às 14:11

MORRE COMPONENTE DA BANDA GURIZADA FANDANGUEIRA



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Músico morre ao tentar resgatar instrumento





Reprodução Facebook
Por Cláudio Santos

O músico Danilo Brauner Jaques, de 28 anos, foi o único integrante da banda Gurizada Fandangueira vitimado pelo incêndio que ocorreu enquanto o conjunto se apresentava, na madrugada de ontem, na boate Kiss, emSanta Maria. A morte de Jaques foi confirmada por um primo dele, que pediu para não ser identificado.
Por telefone, o familiar afirmou que relatos de testemunhas da tragédia indicam que Jaques teria conseguido escapar do fogo e da fumaça, mas voltou para a casa noturna para resgatar sua sanfona. E não conseguiu sair de novo. Ele tinha carinho pelo acordeão. Na internet, havia publicado uma foto do instrumento com a inscrição "minha criança".
Sua tia Isolda Brauner disse por telefone ao Estado que Jaques era solteiro e, além de sanfoneiro, era dono da DB Som, empresa de locação de estruturas, som e luz para eventos. Amigos dele são empregados da empresa, que faz a intermediação para contratar shows da banda. / CAIO DO VALLE

BOLSA FAMILIA, CADASTROS EM ALTA


GARANHUNS CADASTRA MAIS 300 NO BOLSA FAMÍLIA


Em pouco menos de um mês, o Governo Municipal de Garanhuns cadastrou cerca de 300 famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, com o benefício do Programa Bolsa família, realizado por meio da Secretaria de Assistência Social. Durante o cadastramento constatou-se que 20% dessas famílias são compostas por uma a três pessoas, 55% são compostas por quatro a seis pessoas, enquanto que 25% são formadas por sete a dez pessoas. São famílias com renda per capita de no máximo 70 a 140 reais.


Sendo assim o Governo Municipal tem buscado meios para atender e tentar reverter a real situação das famílias de extrema pobreza, incluindo-as nos programas estabelecidos pelo Governo Federal, e assim, amenizar a situação de vulnerabilidade social dessas pessoas. Com a iniciativa, elas são inclusas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e passam a ser acompanhadas nas áreas da saúde, educação e assistência social.


A equipe do Cadastro Único e da Assistência Social vem se empenhando na busca por essas famílias carentes do Município, por meio da identificação in loco. “Essa é uma atividade de extrema importância, haja vista mais benefícios existentes, além do financeiro”, assegurou o Gestor do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Luizinho Roldão. O gestor se refere aos programas e políticas sociais voltados à classe menos favorecida como o desconto de até 65% nas contas de luz; a aquisição da carteira do idoso para viagens interestaduais; isenção da taxa de concurso público federal, telefone social em casa, com cobrança de apenas 14 reais e 28 centavos; bem como a redução na alíquota do INSS, de 11 para 5% do salário mínimo, para a obtenção de todos os benefícios do referido Instituto; além de cursos de pedreiro, cabeleireiro, e costureiro. Para que essa camada da sociedade possa ter acesso a todos esses benefícios, a inclusão no Cadastro Único é imprescindível.


Para assegurar o recebimento do benefício e garantir os direitos oferecidos pelo Programa, todas as famílias precisam cumprir algumas exigências como: vacinar os filhos de até 7 anos de idade; acompanhar o crescimento infantil; fazer a vigilância nutricional deles - entre o peso e a altura; bem como a vigilância do pré-natal para as mulheres; e assegurar a permanência de jovens e crianças na escola.


A sociedade também pode ajudar a identificar famílias que necessitam dos trabalhos de Assistência Social e informar por meio do telefone 3762-7080. (Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Garanhuns).

TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL

PRESIDENTA DILMA PEDE QUE MISNISTRO DA SAÚDE PERMANEÇA EM SANTA MARIA-RS, COORDENADO APOIO ÀS VÍTIMAS DE INCÊNDIO EM BOATE.



FOTO: DIVULGAÇÃO.

A presidenta Dilma Rousseff telefonou nesta segunda-feira (28) para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pediu que ele permaneça no Rio Grande do Sul monitorando o trabalho de apoio aos feridos durante o incêndio ocorrido no último domingo (27) em uma boate de Santa Maria.

O Ministério da Saúde deslocou para Santa Maria membros da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e intensificou ações das Unidades de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), equipados com respiradores. Mobilizou hospitais das redes pública e privadada região, com 64 leitos de UTI e 36 leitos de Semi-UTI, em Porto Alegre,capital do Rio Grande do Sul.

O Ministério da Saúde se articulou com o Governo e a Polícia Rodoviária do Paraná para envio de duas aeronaves, equipe médica completa e equipamentos para transporte das vitimas do incêndio. Da cidade de Tatuí, São Paulo, foram enviadas cinco ambulâncias UTI do SAMU, com 30 respiradores e 30 oxímetros (mede a quantidade de oxigênio no sangue) para Santa Maria, onde também o Ministério da Saúde montou uma estrutura composta de 20 equipes de médicos e psicológicos de apoio e assistência, 24 horas por dia, aos familiares das vítimas da tragédia.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também colocou à disposição dois centros de queimados de referência em Porto Alegre, a Unidade de Emergência do Grupo Hospital Conceição (GHC) e leitos de UTI nas cidades de Canoas e Caxias.


FONTE: BLOG DO PLANALTO.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

NOVA EMPRESA DE ONIBUS

Nova empresa de ônibus que vai substituir a Jotude

Vamos  espera  que  a  mais  nova  empresa  realize  um ótimo  serviços ao  passageiro.

ABONO SALARIAL

Cerca de 1,9 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial


Em 2012 foram identificados mais de 20 milhões de trabalhadores com direito a receber o benefício no valor de R$ 622,00
Brasília, 26/12/2012 –  Balanço do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) verificou que 1.964.869 Abonos Salariais ainda não foram pagos.   Em 2012, foram identificados 20.733.320 pessoas com direito a receber o benefício. Destes, 18.768.451 já fizeram o saque. O total de recursos pagos foi de R$ 11,5 bilhões provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A taxa de cobertura até o último dia 20 ficou em 90,52%. O exercício financeiro 2012/2013 do abono salarial teve inicio em 1º de julho deste ano e se encerrará em 28 de junho de 2013.
Beneficiários - São beneficiados os trabalhadores que tiveram os dados informados na RAIS, e que tenham atendido aos seguintes critérios: estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada ou ter sido nomeado efetivamente em cargo público, durante pelo menos 30 dias no ano-base para empregadores contribuintes do PIS/PASEP (empregadores cadastrados no CNPJ); e ter recebido em média até dois salários mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado. 
Onde receber - Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa. Os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos no PASEP recebem no Banco do Brasil. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no PASEP.
Assessoria de Comunicação Social MTE
(61) 2031.6537/2430 acs@mte.gov.br

FALSOS AGENTES

FALSOS AGENTES DE SAÚDE FURTAM DINHEIRO DE IDOSOS.

 
FOTO: DIVULGAÇÃO


Idosos em Maringá e Campo Mourão (a 92 km de Maringá) foram vítimas do mesmo tipo de golpe praticado por supostos agentes de saúde na sexta-feira (4).


O primeiro registro, em Campo Mourão, ocorreu por volta das 10h, na Rua Laurindo Borges, no Centro, conforme a Polícia Militar (PM). A vítima de 78 anos relatou que duas mulheres foram até a residência dele, dizendo que seriam do Programa Saúde da Família, da Secretaria de Saúde, e entraram na casa para medir-lhe a pressão arterial. A vizinha dele contou que, naquele instante, uma outra mulher entrou na casa, enquanto um homem ficou sentado em um banco em frente à residência, segundo a PM. Depois do ocorrido, o idoso percebeu a falta de R$ 700 e um cartão pagamento do banco Itaú, cartão e dinheiro da aposentadoria que estavam na carteira dele. A vítima afirmou que os indivíduos trajavam camisa branca e calça jeans.

Por volta das 13h30, desta vez na Rua Alencar de Oliveira Paiva, na Vila Esperança III em Maringá, duas pessoas que também se passavam por agentes de saúde foram até a casa e mediram a pressão arterial de idosos que ali estavam, segundo a PM. Em um momento de distração, um dos indivíduos teria entrado no quarto e furtou uma bolsa com certa quantia em dinheiro, que não foi revelada.

FONTE: O DIÁRIO.COM